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LATICÍNIOS EM SHAVUOS E DURANTE O ANO

 O Mishne Berura (cap. 494:12) cita um novo e interessante motivo do costume de comer laticínios em Shavuos. Os judeus voltando para casa do Monte Sinai, após a outorga da Torá, não podiam mais consumir a carne que possuíam porque a mesma necessitava agora de Shechitá, da limpeza das veias (Nikur) e da salga (Melichá) restando apenas a opção de se alimentarem dos laticínios. Essa mudança drástica nos costumes alimentares causou um grande impacto no povo judeu, enfatizando a importância de respeitar as leis de Kashrus. Relembrando esse acontecimento e a lição dele derivado, consumimos produtos lácteos durante Shavuos.


            Gerações depois, o leite e os laticínios, preparados sem a participação de um Yehudi observante, ficaram sujeitos à proibições decretadas por nossos sábios, conhecidas hoje pelos termos Cholov akum para o leite e Guevinas akum para o queijo.


            Face a nova presença na nossa comunidade de produtos lácteos não Cholov Yisroel com o aval de certos rabinatos, esclarecemos:


            1. A grande maioria das comunidades Chareidim ao redor do mundo aceitaram o psak do Chsam Sofer e das autoridades contemporâneas que Cholov akum (ou Cholov stam) permanece haláchicamente proibido, mesmo nos dias de hoje, não apenas a título de "hidur". Sendo assim, aqueles que aderiram à esta conduta não podem mudá-la.


            2. Também os rabinatos que autorizam o uso de "Cholov stam" (apoiando-se em opiniões lenientes de certos rabinos referentes ao assunto) recomendam fortemente o consumo de Cholov Yisroel exclusivamente sempre que possível.


            3. Estes rabinatos também exigem que o leite e laticínios ( Cholov stam) sejam submetidos a uma rígida supervisão para garantir que não se tornaram proibidos através do uso de componentes e/ou aditivos proibidos ou por serem produzidos em equipamentos não Kosher.